sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Historia do shaper

Esta é a lua Io, a maior lua de Jupiter. O nome Io inspirou o surgimento da marca EO boards
que hoje figura nas pranchas BetoSantos. O logo reune toda a experiência em mais de trinta anos de desenvolvimento em design de pranchas. Quando voce segura uma BetoSantos EO na mão, esta segurando uma história de muito surf e anos de dedicação na sala de shape.
 No ínicio da decada de 80 BetoSantos modificou a forma de suas pranchas junto com o designer Andre Cotrim revolucionando o design das pranchas mundialmente. Ambos buscavam melhorar a performance quando as 3 quilhas apareceram no mercado introduzidas pelo australiano Simon Anderson. Naquela época as pranchas tinham o deck muito reto endurecendo os "turns"o que dificultava a performance, Beto aumentou a curvatura do bloco e  com isso conseguiu aperfeiçoar o shape do bico e da rabeta de  suas pranchas que ficaram mais radicais, soltas e velozes. Durante o campeonato de Saquarema em 1984, Picuruta Salazar pediu para usar uma de suas pranchas na final do campeonato e acabou vencendo. Foram muitos testes, até que Cauli Rodrigues em 1985, top surfer, descobriu Beto na casa do amigo Guilherme Valle. A partir dai Beto não parou mais de evoluir auxiliado pela tecnica e exigencia de Cauli. No ano seguinte (1986) em viagem para Austrália Cauli conta que shapers ficaram impressionados com a modernidade do design.
Em 1987 no Hawaii  acompanhando o shaper Henrich  Schulemburg,  foram a casa de Bill Barneifild (na época  master dos designs) que olhou as pranchas no rack e ficou adimirado com o rocker do bico e preguntou quem havia shapeado aquelas pranchas, prontamente Henrich apontou para Beto que sentado no banco de trás acenou.
Bill  o chamou  para sala de shape e conversaram longamente sobre o design, no intuito de compreender como havia chegado aquela forma. Foi uma conversa de sonho, BetoSantos ainda jovem diante de um monstro do design como  Bill Barneifild mas explicou  seu conceito a Bill.
Na temporada seguinte, mais precisamente 1988 os blocos da CLARK FOAM mudaram de forma shapeados por Bil Barneifild mudando o rumo dos designs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário